Playlist

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Saudades Comidas do Brasil

        Uma das coisas que mais sinto falta do Brazil, com certeza é a comida! Para mim, a culinária brasileira supera todas as culinárias do mundo, é um dos pontos que tenho orgulho em falar: "O Brazil tem a melhor comida do mundo". Pois para mim, a culinária brasileira é simples, mas muito delicioso, as comidas tem algo "diferente" das outras de outros lugares do globo, parece uma "mágica". E principalmente por estar em Taiwan, sinto muita falta, pois como já tinha falado antes, aqui as comidas são TOTALMENTE diferentes, mas sinceramente, não achei nenhuma comida aqui mais deliciosa do que as comidas brasileiras, as comidas aqui são MUITO sem gosto, não dá para identificar uma comida porque o gosto delas são muito parecidos, mas claro que existem exceções. Mas agora vamos ao que interessa, AS COMIDAS QUE MAIS SINTO FALTA!

PIPOCA
A comida que mais sinto falta com certeza é a pipoca! Comia uma bacia de pipoca praticamente todos os dias no Brasil, pipoca com sal, bacon... Pode parecer estranho, mas aqui simplesmente não existe pipoca, apenas nos cinemas! Então obrigado mãe e pai por me enviar milho!!

QUEIJO
Eu sei que parece estranho, mas até agora não comi nenhuma fatia de queijo durante esses 5 meses! Estou entrando em desespero! Mas isso se deve porque o aqui queijo é absurdamente caro! Para se ter uma ideia, um pacote com 10 fatias de queijo "normal" custa o equivalente a 20 reais!! Então acho que até o final do intercâmbio, não vou ter comido nenhuma fatia de queijo...

POLENTA
Polenta com frango, polenta frita, polenta assada, qualquer o jeito que seja feito, sinto muita falta! Aqui não existe e não tem como fazer polenta pelo fato de não existir amido de milho. 

                                     SAL
Como já havia dito antes, aqui não possui sal nas comidas, então estou sofrendo um pouco sem isso, mas agora SEMPRE guardo um ovinho de sal na mochila, para a qualquer hora dar jogar um salzinho na comida!

PÃO DE TRIGO
Desde pequena, o alimento que mais comia era pão (tanto é que ainda sonho em ser padeira hehe), mas infelizmente aqui em Taiwan não possui pão de trigo (ou o famoso cacetinho), então tenho que me contentar com pão branco e integral.

LIMONADA
Em Taiwan até que existe limonada, mas não é nenhum pouco parecida com a do Brasil. Para começar a maioria vem junto de chá, e não possui açucar! Mas as vezes confesso que tomo, mas não é a mesma coisa que a limonada brasileira.

BIFE ACEBOLADO
Uma das comidas que mais sinto falta, no Brasil comia toda semana bife acebolado, mas aqui não existe bife, muito menos acebolado.

PANQUECA
Panqueca com carne, panqueca com queijo, panqueca verde, roxa, amarela qualquer que for, se você vem para Taiwan pode esquecer, NÃO EXISTE.

BOLINHO DE ARROZ
Um dos pratos mais deliciosos da culinária Brasileira, bolinho de arroz oucupava a mesa do almoço toda semana na minha casa, já em Taiwan, existem muitos pratos feitos a base de arroz, mas o mais gostoso não existe, mas é possivel cozinhar.

SUSHI
Se você quer vir para Taiwan para comer todo dia Sushi, pode mudar de roteiro. Primeiro porque o Sushi é japonês, não chinês, muito menos Taiwanes; segundo que o Sushi aqui não é tão gostoso quanto o do Brasil(mesmo os peixes vindo direto do Japão) e ninguem aqui come Sushi! Não sei porque, já que é muito barato, mas aqui o Sushi não é tão famoso quanto no Brasil. Como muitos sabem, minha comida favorita no Mundo é Sushi, então comia com muita frequência no Brasil, mas aqui comi apenas 1 vez (no meu aniversário) então estou surtando por causa da falta dessa comida maravilhosa!

BATATA
Um alimento que comia TODO dia no Brasil, e adorava cozinhar, era batata! Batata frita, assada, amassada, recheada, suiça, todos os tipos de comida com batata eu fazia e comia no Brasil! Mas aqui, tenho que me contentar com a batata frita do McDonald's mesmo, porque não tem outro tipo de batata.

PASTEL

Um comida que já imaginava que não iria existir aqui é o Pastel! Sinto muita falta daquela pastelão de esquina, que era cheio de recheio de carne, frango, queijo etc; Já comi 2 vezes pastel aqui, em um restaurante brasileiro (Café Saúde) aqui em Kaoh, mas mesmo assim não tem o mesmo gosto do verdadeiro Pastel!

SALADA
Pode parecer estranho, mas aqui muitas poucos pessoas comem salada! E a pior parte, a salada não é fresca, é cozida e cheia de olho! No Brasil, comia todo dia sem exceções Salada! AMO alface, amo brócolis, amo colve, amo cenoura, amo pepino etc, mas aqui tenho que me contentar com a unica coisa fresca, o tomate(que é sempre pequenininho).

X- BURGUER
Não que aqui não exista Hambúrguer, claro que existe, e eu como muito, mas nada vai superar o Hamburgão do Brasil!! Cheio de batata palha, bacon, alface, maionese, ovo etc; quando voltar vou engordar muito por cause disso!

COXINHA

Outra comida que já imaginava que aqui não iria existir é a Coxinha! Mas por sorte, dá para cozinhar (vou cozinhar na aula de culinária para a minha turma). Mas mesmo assim, sinto muita falta de comer aquela coxinha do terminal! Sorte que os restaurantes BRS aqui em Kaoh possuem coxinha no cardápio, mas também não tem o mesmo sabor.

CHURRASCO
Com certeza uma das comidas que mais sinto falta!! Comia toda semana no Brasil Churrasco, todo Domingo meu pai estava lá na churrasqueira, assando uma maminha, picanha, frango, costela, cebola, pão com alho, coraçãozinho... mas aqui também não existe churrasco, apenas uma fritadeira em que eles jogam carne de porco e falam que é Churrasco, mas lá no fundo sabemos que aquilo ali nunca irá ser churrasco!

COMIDA SALGADA
        Resumindo, o que mais sinto falta de comer com certeza é comida salgada. Aqui a maioria dos alimentos é doce ou muito apimentado, nunca falei "nossa, que comida salgada" porque literalmente não tem comoda salgada aqui. Então de você está vindo para Taiwan, traga SAL (obrigado mãe e pai por enviar os ovinhos de sal).

谢谢,蔣雨玟







quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Fo Guang Shan Buddha Memorial Center

         Antes de chegar em Taiwan, pesquisei alguns lugares para poder visitar, e o que mais me chamou atenção foi o "Fo Guang Shan Buddha Memorial Center" (佛光山佛陀紀念館). É o principal monastério budista de Taiwan, e fica na mesma cidade aonde eu moro, Kaohsiung. Quando soube que iria morar aqui em Kaoh, fiquei muito feliz! Principalmente porque poderia visitar quando quise-se o Buddha Memorial. Mas não foi bem assim. Demorei quase 5 meses morando aqui para visitar esse lugar incrível!!         

        Então, fim de semana passado, finalmente fui visita-lo, junto com a Angélica! Quando chegamos lá, mesmo do lado de fora, já estava sentindo algo diferente, algo muito bom! Quando passei pela porta de entrada e vi aquele Buddha enorme no final da "estrada", senti uma das melhores sensações do Mundo! E muita PAZ! Com certeza, é o melhor lugar que já estive em toda minha vida! É incrível em todos os sentidos! Com certeza deveria ser uma das "7 maravilhas do Mundo Moderno"!        

         Quero muito voltar a esse lugar, vou querer trazer minha família do Brasil para conhece-lo. Se você quer visitar algum lugar extraordinário, venha ao Buddha Memorial!! Não tenho palavras para descrever quanto esse lugar é fantástico! 

        Passamos praticamente o dia inteiro nele, é enorme, visitamos também outra parte incrível, que é fora do "Buddha Memorial", mas mesmo assim é incrível!! E claro, tiramos muuuitas fotos!























谢谢,蔣雨玟




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Troca de Familia

       Como a maioria de vocês já sabem, no programa de intercâmbio de Rotary, o intercambista fica na casa de famílias hospedeiras (host families). Em Taiwan, você pode ter de 1 a 3 famílias. Se você tiver algum ''problema'' com alguma delas, pode ter mais de 3 famílias. E isso aconteceu comigo. 


       Cheguei em Taiwan e fui para a 1º família (Avahhh ). Infelizmente tive alguns problemas com essa família, então depois de 1 mês e meio, lá estava eu arrumando minhas malas para trocar de família. Fui para casa da minha 2º host family, que é a casa que estou morando atualmente. Daqui exatamente 1 semana, mudo de família novamente, fico apenas 3 semanas na minha 3º host family e depois mudo para a 4º e última família. 
        Desde o inicio do processo de fazer intercambio, queria muito ter varias host families, pois acho que quanto mais famílias você tiver, mais você cresce; você tem que aprender a conviver com novos modos de vida, novas rotinas, novos pensamentos, outros pontos de vista totalmente diferentes do seu, você precisa se adaptar a uma nova vida, e com isso acaba aprendendo e crescendo muito!
         Não vou mentir, não foi fácil se adaptar, pelo contrário, foi muito difícil, mas cresci e aprendi muita coisa convivendo com essas 2 famílias, e espero aprender muito mais com as 2 que estão por vir.
        Todas as 4 famílias são no ''interior'', bem longe do centro, fiquei um pouco assustada com isso no começo, mas agora já me acostumei com a ideia. As 4 famílias são de Rotarianos, mas apenas a 1º mandou um filho para fazer intercâmbio, as outras 3 são voluntarias.
        Uma das partes mais difíceis de trocar de família é se desapegar da família anterior, pois quando você finalmente esta se sentido um legítimo membro da família, você tem que trocar. É difícil, mas também preciso.



謝謝, 蔣雨玟
        

sábado, 9 de janeiro de 2016

Viagem Kenting

        Semana passada, eu e uma brasileira amiga minha (Angélica) fomos para o Parque Nacional de Kenting passar 2 dias com os pais dela. Para quem não sabe, Kenting fica na parte mais extrema do Sul de Taiwan, é um local com várias praias lindas! A areia é normal, branca e não preta, a água é cristalina e não é gelada.
       Por sorte, nos 2 dias que ficamos estava com Sol! Enquanto que o resto de Taiwan estava chovendo! No primeiro dia, apenas deu tempo de observar a paisagem, ir para o hotel e sair para o Night Market a noite, que é enorme!





        No segundo dia acordamos cedo e fomos para o Farol Eluanbi. "A construção do farol remonta ao início dos anos 1880, ainda durante a dinastia Qing, última dinastia imperial da China, antes de Taiwan ser entregue como colónia ao Japão aquando da derrota da China na Primeira Guerra Sino-Japonesa (1884-85). Foi projetado por engenheiros britânicos e diz-se que era, à época, o único do mundo a ser também uma fortificação armada. O original foi destruído por bombardeamentos americanos na fase final da Segunda Guerra Mundial (Taiwan era então uma colónia japonesa), tendo sido reconstruído pelo governo do Kuomintang após a sua retirada para Taiwan em 1949." A vista era linda!







        Depois fomos para uma das praias. Entrei no mar pela primeira vez desde que cheguei em Taiwan! Estava com a minha go Pro, e consegui o feito de perde-la no meio do mar! Mas na cagada consegui achar ela de novo! Eu e a Angélica fomos em 5 "banana boat" diferentes. Foi muito legal, mesmo a gente caindo na água em todas as vezes e se machucando em todas elas. 






        Depois da praia, fomos almoçar em um restaurante de frutos do mar! Estava tudo muito delicioso, me lembrou muito a comida de Floripa! Depois fomos para um Aquário e Museu Nacional de Biologia Marinha. Foi legal, vimos muitos peixes, pinguins e vários outros animais aquáticos! E então, voltamos para Kaohsiung!







         Resumindo, foi um passeio muito divertido, espero que eu faça muitos como esse durante o meu intercâmbio!

谢谢,蔣雨玟