Playlist

quinta-feira, 31 de março de 2016

TOCFL: Test Of Chinese as a Foreign Language

           Bom, hoje estava planejando fazer uma postagem sobre a Conferencia Distrital, que rolou fim de semana passado, mas como não tenho muitas fotos ainda, resolvi fazer outro post, sobre o TOCFL (Test Of Chinese as a Foreign Language). Muitas pessoas já me perguntaram o que é esse tal de TOCFL, porque falo muito sobre ele e acho algo muito importante quando você faz um intercâmbio.
         Como o nome já diz, o TOCFL é um teste de chinês para estrangeiros. É um teste que mede o seu nível de ''fluência'' em chinês, possui vários níveis e modos de ser feito (ler, ouvir, escrever e falar). Funciona assim: primeiro você tem que ir no site do TOCFL(http://www.sc-top.org.tw/english/eng_index.php) e se inscrever para o nível e modo de prova que você deseja, estudar e fazer a prova (que é feita em um computador)
         
Como disse, existem 4 modos de fazer essa prova: 
       Listening:  O teste de ouvir é o mais simples e fácil de passar, você observa na tela do computador uma imagem, conversa etc, ouve uma conversa ou uma fala e tem que marcar a resposta correta (A, B ou C). Esse teste possui 50 questões e é dado 60 minutos para resolve-lo. 


index_courses_toefl.jpg (913×355)
    
 Reading: O teste de ler é um pouco mais complicado, mas se estudar você consegue passar. É um teste em que você tem apenas que ler o que esta escrito na tela e responder a pergunta, ou ver a imagem e escolher a alternativa que descreve ela etc. Possui 50 questões e 1 hora para resolve-las. Para esse teste, é disponibilizado uma lista com 500 caracteres que caem todos os anos, mas obviamente iram ter palavras fora dessa lista, mas já ajuda muito, e é um dos jeitos mais eficientes para estudar para esse teste, decorando todos os 500 caracteres (foi o que eu fiz).
                                
                                    reading.jpg (965×800)

      
Writing : O teste de escrever é muito difícil, pois você tem que escrever sem ajuda de ninguém, mais de 20 caracteres por questão. Algo que ajuda, ou não, é que como o teste é feito no computador, você não precisa escrever a mão, mas sim com o sistema ㄅㄆㄇㄈ ou com o Pinyin, que é o sistema que eu uso. Não tenho muitas informações sobre essa prova porque não fiz ainda, vai ocorrer no dia 8 de Maio, e acho que vou fazer.

                                       


    Speaking: Considerado a prova mais difícil entre os 4 modos, é uma prova que você precisa falar, explicar e conversar com o computador, em um gravador de voz, respondendo as perguntas claramente, tudo em chinês e com muito pouco tempo para pensar na resposta. Também não tenho muitas informações sobre essa prova porque vai ocorrer em Maio, e também quero fazer. Todas as informações estão no site oficial do TOCFL.


               
         Todos esses testes acima possuem o teste piloto, que ocorre 1 mes antes do oficial, para o candidato testar seus conhecimentos e ver como o teste funciona, mas não vale nada. 
         Níveis: Em cada prova, você pode optar por escolher o nível que você quer (Band A, Band B e Band C):
             Band A: Estudante iniciante.
             Band B: Estudante Intermediário.
             Band C: Estudante Avançado.
        Em cada Band existem 2 níveis, que e o numero de questões mínimas de pontos que você acertou. Por exemplo, o mínimo para passar no Nível 1 do Listening é 41 pontos, se você alcançou esse número, passou, se não, reprovou. O mínimo para passar no Nível 2 é 60, se você alcançou 50, não passou, mas passou no nível 1 e assim sucessivamente. Por cada Band possuir 2 níveis, ao todo você pode passar do nível 1 ao 6. Então quem se inscreve para o Band C e faz mais de 60 pontos, passa no Nível 6.
          

      Porque fazer o TOCFL? Se você passa em algum nível, mesmo se for o nível 1, você ganha um certificado, como o mostrado abaixo, que comprova pela Secretaria de Educação do pais onde você realizou a prova, que você tem habilidades em chinês, que assim pode te ajudar a entrar em Universidades no exterior, ajudar no seu futuro profissional etc.

                                           TOCFL-Certificate.jpg (1074×766)

              Bem, o meu Distrito aqui em Taiwan (3510) inscreveu todos os intercambistas noTOCFL, tanto no piloto quanto no Oficial, e com muita alegria consegui passar em ambos! Então, se você vier para Taiwan aprender chinês, não deixe essa oportunidade de fazer o TOCFL passar! Por hoje é isso, espero que tenham gostado do post, para quem perguntou e estava curioso sobre o que era esses teste, espero que tenha ajudado, e para os futuros intercambistas que iram vir para Taiwan, só dou uma dica, ESTUDEM PARA O TOCFL
                                                              TOPHuayuLogo.PNG (195×206)
谢谢, 蔣雨玟




quinta-feira, 24 de março de 2016

Choque cultural: um imenso aprendizado

           Sei que já postei várias coisas falando sobre o choque cultural que tive quando cheguei aqui etc, mas queria fazer um post apenas sobre esse assunto, que é algo que todos os intercambistas passam quando chegam em seus host countries, e é algo que fez com que com que eu cresce-se e aprende-se muito no meu intercâmbio.
           Para quem não sabe, choque cultural nada mais é do que a dificuldade que as pessoas possuem para se ajustar a uma nova cultura diferente da sua; então em um intercâmbio isso é algo inevitável. Dependendo do país e do Intercâmbista, o choque cultural pode ser maior ou menor. No meu caso, o choque cultural foi MUITO grande! No Brasil, conversei com alguns Rotex ( jovens que já fizeram intercâmbio) sobre como seria aqui, o que era mais difícil, como foi o choque cultural etc; mas infelizmente, ou não, não conversei com nenhum que veio pra Taiwan, então quando pisei no Aeroporto de Kaohsiung, o choque foi inevitável, fiquei muito assustada! Todos falavam apenas Chinês, fiquei 5 minutos perdida no meio de um monte de Taiwaneses, até que surge uma alma salvadora que fala inglês, a Chairman do meu Distrito.
          Nesses 7 meses que já passei em Taiwan, aprendi muitas coisas para a minha vida; e o choque Cultural me ajudou a crescer muito. Ter que se adaptar a uma cultura TOTALMENTE diferente da sua não é nada fácil, a maioria dos momentos que vivi nesse intercâmbio foram muito difíceis, mas foram nesses momentos que aprendi e cresci mais! Ter que começar uma nova vida, aprender a falar uma nova língua, conquistar novas amizades, criar um bom vínculo com a sua família, saber se locomover de uma lado ao outro da cidade, conquistar a confiança de seus pais, saber comer com "chopsticks" e outras infinitas coisas é algo muito difícil de fazer, mas necessário. 


           Quando falava que iria para Taiwan no Brasil, a primeira coisa que todo mundo falava: "nossa, onde fica Taiwan?" Kakaka, mas a segunda era : "nossa, que coragem!", e não posso mentir, acho que uma pessoa que escolhe Taiwan como destino de intercâmbio tem que ter muita coragem para fazer isso! Taiwan é como se fosse um outro mundo para mim, um país totalmente diferente do meu, onde arrotam na mesa, tiram os sapatos quando entram em casa, comem comidas exóticas, estudam muito, não demonstram muito carinho, mas mesmo assim, depois de meses morando aqui, tendo que me adaptar a tudo e a todos, posso dizer que foi a melhor escolha que poderia ter feito, por ter uma cultura INCRÍVEL, diferente da do Brasil, mas mesmo assim que me fez me apaixonar por essa incrível ilha! 
         Choque cultural é algo muito importante em um intercâmbio. É onde o intercambista testa seus limites, começa a pensar e agir diferente para se adaptar a nova cultura; é como se fossemos um camaleão, que tem que se camuflar em cada lugar que passa, para não atrair os predadores, no caso não ter que retornar ao seu país de origem. Muitos falam que ser intercambista é algo fácil, é só festa, apenas uma viagem para se divertir, mas só que realmente VIVE o intercâmbio sabe o que é ser intercambista, sabe que não é nada fácil se adaptar a nova vida, mas não desiste, pelo contrário, encontramos formas de viver da melhor forma 1 ano em o que podemos chamar de nossa " 2°casa", a assim crescemos, mudamos e aprendemos. 
           Então, se você que falava: "Não vou para Taiwan porque é muito diferente do meu país", acredite em mim, isso é a melhor vantagem do seu intercâmbio!! Se adaptar a Taiwan ainda está sendo uma grande descoberta para mim, abri minha mente para poder estar aqui depois de 7 meses, e sem sombra de dúvidas posso falar que foi a melhor decisão que podia ter feito foi escolher esse país! Ainda lembro das pessoas perguntando e que ainda perguntam: "mas porque você escolheu Taiwan?" e eu respondo: "porque é o país mais diferente que poderia escolher." 
            Por hoje é isso, espero que tenham gostado do post, fugi um pouquinho do tema inicial mas o que vale é a intenção! Hehehe e se você for Outbound e está em duvida de onde ir, escolha Taiwan!! Vai ser a melhor escolha da sua vida!

谢谢, 蔣雨玟

quarta-feira, 16 de março de 2016

25 fatos sobre Taiwan

     Nesse post, vou citar 25 fatos que percebi vivendo esses quase 7 meses em Taiwan, muitos deles vão parecer MUITO estranhos, diferentes, mas não criei preconceito contra nenhum, pois em um Intercambio você se depara com situações incomuns, choque cultural, principalmente quando se trata de um pais da Asia.

          1. Sacos Plásticos em Restaurantes: Depois da refeição em restaurantes, casamentos, reuniões etc, é muito comum a pessoa embalar a comida em sacos plásticos para levar para a casa, não é nenhum pouco mal-educado aqui em Taiwan fazer isso, pelo contrário, todo mundo faz. 


Image result for food in plastic bag

2.Hora do Chá: Aqui isso é algo muito comum, em uma hora do dia, geralmente a tarde, tem a hora do chá, em que tomam chá em uma mesinha especial, é muito bom.



3.Tirar os sapatos: Antes de entrar em casa em Taiwan, nunca se esqueça de tirar os sapatos, se possível coloque pantufas.



4.Comer muito: Uma das coisas mais difíceis para mim, e que ajudou no meu aumento de peso, foi o fato de que os Taiwaneses comem MUITO, e possuem apenas 3 refeições por dia.

5.Muito quente: Desde o momento que as portas do aeroporto se abriram e eu pisei em Kaohsiung, ja senti que Taiwan seria um inferno de temperatura, e não estava enganada, Taiwan é muito QUENTE o ano inteiro!



6.Arroto/peido: Um dos fatos que os intercambistas mais reclamam, mas faz parte da Cultura Taiwanesa e Chinesa, é que aqui eles arrotam e peidam toda hora, na mesa, no carro, em qualquer lugar, e nãé considerado falta de educação! Por sorte, já me acostumei com isso, e acho engraçado.




7.Gritar enquanto falaAlgo que me assustou um pouco no começo, foi o fato de que Taiwanês fala muito alto e sempre gritam enquanto conversam! Ou as vezes algumas meninas imitam o som de um bebe chorando, isso me irrita um pouco, mas já me acostumei e estou levando numa boa.


8.Coxinha com a mão: No Brasil, fazer o símbolo da coxinha com a mão significa muito, cheio etc, já em Taiwan é o oposto, isso significa vazio, não ter etc;




9.Café da manhã comprado: Aqui é muito comum o aluno comprar seu Café da Manhã em barracas, e comer na escola.



10.Dormir na escola: Tem uma aula todos os dias, depois do almoço
 em que os aluno dormem nas carteiras, é a melhor aula do dia.



11.Hashi: Em Taiwan não existe garfo e faca, aqui tudo é comido com Hashi (Chopsticks). Muitos intercambistas tiveram dificuldades de usa-los no começo, mas como já comia muito Sushi no Brasil, não tive problemas, agora acho até mais fácil e prático do que com garfo e faca.



12.Vaso Sanitário: Nos banheiros públicos, em escolas, estação de Trem etc, não existe uma privada para fazer as necessidades, e sim um ``buraco`` no chão, onde você se agacha e faz; no começo foi muito estranho, mas agora vou numa boa.



13.Mascaras de Higiene: Sim, o que a gente via na TV era verdade, por conta da poluição, aqui é muito comum usar mascaras de ``dentista`` para se proteger, alem de quando você estiver doente, que ai o uso é obrigatório.


14.Lojas de conveniência: Algo muito bom em Taiwan são essas lojas (7 eleven, Family Mart, Hi-Life etc) que tem em literalmente toda esquina, e são pequenas lojas onde vendem comidas, bebidas, produtos de higiene, revistas, imprimem fotos, revelam, possuem caixas eletrônicos e muitas outras coisas por um preço bom, é muito útil. Vou sentir falta disso quando voltar para o Brasil.



15.Duração da escola muito extensa: Em Taiwan, as aulas começam as 7:30 vão até as 17:00 da tarde; é muito tempo em uma escola! E as vezes possui aula nos sábados, isso é algo que incomoda muito os intercambistas, por que mesmo não aprendendo nada, temos que ficar o dia todo na escola!




16.Estudar muito: Uma das coisas mais marcantes em Taiwan são os estudos, os Taiwaneses foram ensinados desde pequenos que estudos são mais importantes do que tudo na vida! Por isso, eles estudam muito, eles vivem para estudar, e acabam não aproveitando a vida por isso.



17.Abraçar, beijar etc: Uma das coisas que mais sinto falta é o toque, o carinho, abraçar alguém etc. Aqui em Taiwan não existe isso, desde que cheguei só fui abraçada por 4 Taiwaneses até agora! E se você abraçar um menino, automaticamente vocês estão namorando, e se pegar na mão também (????).



18.Barracas de Chá: Algo que gosto muito em Taiwan, são as barracas de chá! Em toda rua tem pelo menos uma, e vendem chá gelado, sucos, leites etc em um copo, é uma delícia! 



19.Terremoto: Como já havia postado antes, acontece muito terremoto em Taiwan, então se estiver vindo para cá se prepare!



20.Não ter lixeiras: Esse fato me incomoda muito! Não tem lixeira nas ruas, praias, praças etc!! Isso é muito ruim, por que temos que guardar o lixo até chegar em casa ou ir ao banheiro, porque não se encontra lixeiras nas ruas de Taiwan.




21.Mesa redondaMuito comum em casamentos, restaurantes, reuniões etc, essas mesas redondas são servidas com vários pratos, e o centro vai girando.



22.Scooters: Transporte mais ultilizado em Taiwan, as scooters ocupam as ruas da ilha, e formam filas nas estradas, e possuem faixas reservadas apenas para elas!



23.Militares: Algo que me assustou muito no começo, foi o fato de que os miliares tem muito poder aqui; principalmente nas escolas, onde os militares são os ``lideres``.


24.Templos: Em toda a esquina você vai encontrar templos! Alguns maiores, outros menores, mas todos muito bonitos!



25.Karaoke: Os taiwaneses AMAM Karaoke, toda casa tem, e eles acham que cantam super bem, mas sabemos que nãé verdade haha 



谢谢,蔣雨玟



quarta-feira, 9 de março de 2016

Estrangeiro ser famoso em Taiwan

        Primeiramente, queria pedir desculpas por não ter postado nessas 2 semanas. Não postei porque Sábado passado ocorreu o TOCFL (Test of Chinese as a Foreign Language) então estava estudando muito e acabei ficando sem tempo para o blog. Agora vamos para o que interessa: Ser famoso em Taiwan!
        Uma das coisas mais marcantes de fazer um intercâmbio é que você se sente um "Pop Star". Todos em Taiwan são muito parecidos fisicamente (cabelo liso, preto, nariz achatado e com olhos puxados), por conta disso, os estrangeiros se destacam no meio dos Taiwaneses (principalmente quando é alguém de cabelos claros, ondulados e olhos azuis) então é nesse ponto que queria chegar.


           Primeira semana na minha escola. Quando sai do carro, 2 meninas da minha sala vieram me receber; 5 minutos depois já pediram para tirar uma foto comigo. Cheguei atrasada no 1°dia, então quando entrei na sala TODOS pararam e ficaram me olhando o resto da aula; muitos pediram para tirar foto comigo, se apresentaram (mesmo sabendo que eu iria esquecer o nome deles 1 segundo depois) e pediram para me adicionar no Facebook.
          Com certeza a primeira semana foi a semana que me senti mais famosa em toda minha vida. A todo tempo quando passava pelos corredores era parada por algum aluno para tirar fotos ou falar "Hi" haha. Com o tempo fui me acostumando, me param no ônibus, MRT, na rua, e muitas vezes tiram foto de mim "escondidos" (mas na verdade é óbvio que dá para perceber um Flash vindo na sua cara). Então, quem quiser fazer intercâmbio em Taiwan ze prepare, você vai ser observado todo segundo; A todo tempo alguém vai estar te olhando, tirando foto de você e falando sobre você. Por conta disso, sempre tento ser o mais simpática e nunca fazer coisas indevidas em público, pois SEMPRE alguém vai estar me observando.
          No começo isso foi muito engraçado e ao difícil ao mesmo tempo, porque por exemplo, quando eu queria ir no banheiro, tinha que ir onde não tinha ninguém nos corredores, porque se alguém me visse indo no banheiro, ia falar pra todo mundo "A estrangeira ta indo no banheiro", que é uma coisa um pouco estúpida, mas tudo bem, com o tempo me acostumei.
          Por estudar em uma escola no interior de Kaohsiung, muitos alunos nunca tinham se quer visto um estrangeiro na vida! Então entendo o porquê da loucura que foi quando eu e mais 2 intercambistas chegaram aqui, alunos faziam fila atrás da gente só para poder tirar foto, nos observar etc. Nunca imaginei que seria assim, pelo contrário, por se Taiwan, achava que todos eram tímidos, não estavam ligando para estrangeiros etc.
          Então, se bocê está vindo para Taiwan, se prepare para as fotos, para ser observado e principalmente para ser muito simpático, porque para os Taiwaneses a imagem que você passa só de te olhar, define quem você é. Com certeza é uma das experiências mais legais do meu intercâmbio, poder ser famosa por 1 ano.
          É isso, espero que tenham gostado do post, agora vou voltar a postar 1 post pir semana como antes.

谢谢,蔣雨玟