Playlist

domingo, 29 de maio de 2016

Último dia de aula

        Como havia falado no post anterior, semana passada foi a última semana de aulas para os intercambistas da minha escola aqui em Taiwan. Já falei muito sobre ela nos posts anteriores; com certeza foi um ponto muito positivo no meu intercâmbio, minha escola é uma escola Agrícola vocacional, então fica bem no interior de Kaohsiung. Ainda me lembro do primeiro dia de aula, foi um dos dias mais legais e mais marcantes do meu intercâmbio; achei que ninguém iria falar comigo, que as aulas seriam chatas, os professores bravos, mas graças a Deus foi totalmente ao contrário. No meu primeiro dias, 2 “tutoras” da minha sala já vieram falar comigo, já me apresentaram toda a escola e a todos os alunos; e para a minha surpresa, todos acharam incrível uma intercambista na escola, então já vieram falar comigo, tiraram um monte de fotos e me ensinaram palavrões em Chinês hahaha.
           A minha escola é simplesmente incrível!! Os professores até o último dia me ajudaram, conversaram comigo e sempre estavam a disposição para tudo que eu precisa-se. Minhas aulas eram muito legais, como era uma escola vocacional, cada turma focava em um “curso” diferente, então o meu era Culinária! Gostei muito disso, porque no Brazil eu gostava de cozinhar muito, então aqui pide continuar cozinhando toda semana. Quanto aos meus colegas, eles são simplesmente maravilhosos! Principalmente no começo do meu intercâmbio, onde tive mais dificuldades, eles que me ajudaram, conversaram e saíram comigo, o que me animou e me ajudou a continuar meu intercâmbio; então posso dizer que eles com certeza foram essências para o meu intercâmbio.
             Como já falei, semana passada foi o meu último dia de aula, foi muito triste, mas ao mesmo tempo divertido, porque fiquei contente em lembrar de tudo o que passei naquela escola e de momentos que irão ficar marcados na minha memória para sempre! A parte triste, foi que tive que dizer adeus a todos meus amigos e professores para sempre! Imaginar que provavelmente nunca mais irei ver eles, é simplesmente terrível, então evito pensar nisso. Irei encontrar ainda com eles nesse praticamente um mês que ainda tenho em Taiwan, mas mesmo assim, é horrível pensar nisso. Então, queria agradecer por tudo o que eles fizeram por mim nesses 9 meses!! Eles foram essências para o sucesso do meu intercâmbio. Espero que no futuro, ainda possa me encontrar com eles, como havia prometido no último dia de aula!








       Por hoje é isso, essa semana vou começar a minha grande viagem por Taiwan, então não vou poder postar nos próximos dias, mas já estou preparando um novo post para essa semana. 

谢谢,蔣雨玟

terça-feira, 24 de maio de 2016

RYEMT Conference

           Esse fim de semana rolou a 8° Conferência Multidistrital aqui em Kaohsiung. Quatro distritos de Taiwan participaram, 3510, 3460, 3470 e 3490. Todos os intercambistas desses distritos vieram para cá, alguns rotarianos e familias. Foi um fim de semana muito legal, porque deu para conversar com muitos intercambistas, trocar vários pins, ver apresentações etc. Não pude tirar muitas fotos porque estava o tempo todo ocupada, mas tem alguns videos do que rolou nesses 2 dias de conferência.
              No nosso Distrito, fizemos 5 apresentações; aqui de Kaohsiung tocamos e dançamos o Drum Drill, os intercambistas de Pingtung dançaram com o Yoyo, o pessoal de Taitung dançou uma dança aborigine (foi muito bonito), e alguns dançaram com bonecos e algumas meninas dançaram o Cheerleading. Também teve a cerimônia das bandeiras; eu levei a da Slovakia, porque minha irmã gêmea do Brasil está indo em Agosto fazer intercâmbio lá. Foi um fim de semana divertido e um pouco triste pelo fato de ser o último encontro de todos os distritos.









          Resumindo, foi uma conferência muito legal!! Tiveram muito mais apresentações, de vários outros distritos, foi muito legal de assistir. No Domingo se fez 9 meses que estou em Taiwan!! O tempo está passando muito rápido, mas estou aproveitando muito cada momento como se fosse o último, e em menos de 40 dias estarei de volta no Brasil! Semana que vem estou indo para a Grande Viagem do meu distrito, vamos dar a volta na ilha, estou muito anciosa. Essa sexta acaba as minhas aulas na escola, estou muito triste, mas ao mesmo tempo feliz por ter passado bons momentos lá; hoje recebi o certificado para validação de ano, ainda vou fazer um post sobre a escola e esse tema de validação que acho muito importante quando você faz um intercâmbio! Por hoje é isso!

谢谢,蔣雨玟






quarta-feira, 18 de maio de 2016

Não são apenas 45 dias...

Não são apenas 45 dias...
           45 dias para voltar. 45 dias para dormir na minha antiga cama, tomar banho no meu antigo chuveiro, morar na minha antiga casa, conviver com a minha antiga família, com meus antigos amigos, viver minha antiga vida. Mas o que é Antigo? Para mim, antigo é o que já foi o que é agora. Mas que nunca vai ser o que é o futuro. Então não posso dizer que vou voltar a viver minha vida antiga, porque ela já foi. Quando voltar para o Brasil, tenho certeza que não vai ser a mesma coisa que era quando sai de lá, tudo vai ser diferente. Porque na verdade eu virei uma pessoa diferente, estranho não? Isso as vezes pode me assustar, mas acho que foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. MUDAR. Mudar de pensamento, mudar de opinião, mudar de vida. Porque é isso o que acontece quando você passa 1 ano morando fora, você muda completamente.
            Fazendo um intercâmbio, você se depara com situações inusitadas, tem que se virar sozinho na maior parte das vezes, admistrar SEU dinheiro, tomar suas PRÓPRIAS decisões e principalmente se adaptar a uma nova VIDA. E com isso, se adaptar a uma nova familia, criar novas amizades, aprender a comer novamente (com chopsticks), aprender a literalmente fazer as suas necessidades (em até um buraco no chão), aprender a se locomover pela cidade, aprender a falar novamente, aprender a viver de outra forma. Como muitos dizem: “ intercâmbio não é um ano da sua vida, é uma vida em um ano”, parece uma frase muito clichê, mas é a mais pura verdade. Você vive uma vida totalmente nova, cheias de experiências, descobertas, e no final de um ano, você tem que pegar um avião para voltar para a sua vida “ANTIGA”, com a certeza de que nunca mais terá a vida no seu país de intercâmbio novamente. Essa com certeza vai ser a parte mais difícil do seu intercâmbio.
             Em 45 dias, estarei embarcando em um avião de volta para o Brasil, deixando para trás tudo o que “conquistei” e vivi nesse país incrível chamado Taiwan. Deixarei minha vida para trás. Minha segunda vida, digamos. Mas levarei comigo o mais importante, o aprendizado e a certeza de que esse foi o melhor ano da minha vida. Em 45 dias, estarei me despedindo de algumas das pessoas mais importantes que conheci na minha vida, e irei levá-los para sempre no meu coração, mesmo sabendo que a possibilidade de encontrar todos eles de novo, é muito pequena. Pessoas que quando cheguei, não se passavam de estranhos, que nunca havia visto na vida, não sabia a história deles, não sabia da onde eram, quais eram seus objetivos, e que agora, são tudo o que tenho de mais importante nesse meu intercâmbio, e não consigo imaginar uma vida sem eles. Esse é ponto. Vai ser com certeza o ponto mais difícil e desafiadora do meu intercâmbio, mas é importante seguir em frente, e eu sei disso.
            “Viva o presente, nunca pense no futuro”. Essa frase vem cada dia a minha cabeça, todas as manhãs quando acordo nos últimos 3 meses pelo menos, sempre tento segui-la, principalmente agora nos últimos 2 meses, mas pensar no futuro é algo inevitável nessa fase do campeonato. Pensar em como irei viver sem acordar todos os dias e falar:” Nossa, eu estou morando na Ásia” , em como irei viver sem as pessoas a minha volta, sem as comidas que como todo santo dia, até mesmo o Tofu nosso de cada dia; em como irei viver uma vida que não era a que eu estava adaptada. Se adaptar. O ciclo se reinicia; ter que me adaptar a comida nova, adaptar as pessoas, adaptar ao trânsito de Florianópolis, adaptar a uma vida sem ninguém que vive nos últimos 11 meses. Pensar no futuro é algo assustador, mas ao mesmo tempo me faz pensar no passado, o que vive durante esse 1 ano. Ai vem a parte boa, as lembranças incríveis que tive nesse país magnífico chamado Taiwan, que agora posso chamar de “casa”.
             Lembranças... algo que sempre irá fazer parte da minha vida, poder me lembrar das experiências mais incríveis que tive e vivi, é algo fantástico. A cada momento que passa, essas lembranças vem vindo a mente, e aumentando cada vez mais. Mas o que será que vou lembrar quando voltar para o Brasil? Essa pergunta não faço a mínima ideia de como responder, porque é algo que não vivi ainda, mas tenho certeza de uma coisa, vão ser as melhores lembranças da minha vida! Agora que falta pouco tempo para voltar para o Brasil, tenho que aproveitar cada segundo que me resta nessa ilha magnífica, com pessoas incríveis e lugares extraordinários, mas não são apenas 45 dias...são os ÚLTIMOS 45 dias de uma vida em Taiwan.🇹🇼



谢谢,蔣雨玟

terça-feira, 17 de maio de 2016

Viagem com minha Host Family!

        Olá a todos! Desculpem não ter postado nada semana passada, estava viajando com a minha familia, como vocês podem ver; mas para compensar vou fazer 2 posts essa semana! Então, já viajei muito por Taiwan nesses quase 9 meses morando aqui, principalmente com as minhas host families; fui uma das intercambistas que mais viajei de toda Taiwan, e estou muito feliz com isso, pois um dos pontos positivos de fazer intercâmbio, é você poder viajar bastante!
            Durante a semana passada, eu e minha host family (minha mãe e meu tio) passeamos durante 5 dias em Kaoh, Tainan, Chiayi e Taipei! Foi uma semana muito legal, tive que perder aula, mas foi muito divertido e proveitoso! O melhor dia com certeza foi Taipei!! Vou colocar algumas fotos e explicar um pouquinho como foi essa semana!!

Primeiro dia!
Na segunda-feira, minha familia me levou para Chiayi, que fica no Sudoeste de Taiwan; é uma cidade pequena, e um pouco sem graça hehe mas nela possuia a única igreja de salto alto do MUNDO! A "High-Heel Shaped Church", é uma igreja inaugurada em Fevereiro desse ano, é feita de vidro azul e é feita em formato de sapato salto alto! Possui mais de 16 metros de altura e é um bom ponto para visitar se você está planejando vir para Taiwan! Além disso, visitamos uma vila muito famosa aqui em Taiwan, por possuir varias pinturas 3D. 







Segundo dia!
No segundo dia, eu e minha familia fomos para o "Chimei Museum", localizado em Tainan, logo acima de Kaohsiung. Com certeza, é o museu mais bonito de Taiwan; com uma arquitetura que copia a era dos Deuses, é um lugar incrível de se visitar! Fomos em um dia que o céu estava totalmente aberto (o que é muito raro por aqui), então deu para tirar várias fotos etc; o museu por dentro é um pouco sem graça, mas a área de animais vale a pena visitar!






Terceiro dia!
Na quarta-feira, fomos para um lugar aqui em Kaoh, que queria muito ir, que é uma montanha em Siziwan, onde você consegue ver toda Kaohsiung de um ângulo incrível! No almoço, fomos para um restaurante brasileiro (Café Saúde) e comemos muita coxinha, pastel, pão de queijo, picanha (❤❤) e muito mais, foi muito bom!








Quarto dia!
Na Quinta-feira de manhã, eu e minha familia fomos para a estação de Zuoying e pegamos um High Speed (trem-bala) para finalmente ir para Taipei, a capital de Taiwan. Chegando lá, fomos em um restaurante que eu queria muito ir desde que cheguei aqui, que é o restaurante de banheiro; SIM, isso mesmo, era um restaurante com privadas no lugar de assentos, comidas servidas em privadas e mictórios, comidas em formato de cocô, decoração de banheiro etc; foi muito legal essa experiência, já tinha ouvido falar desse restaurante no Brasil, e com certeza foi um dos melhores e mais exóticos restaurantes que ja estive! Depois do almoço, fomos para o Hotel, descançamos, e seguimos para o Taipei 101, o 3° maior prédio do mundo! Com 101 andares, é um gigante; que de qualquer ponto da cidade você consegue achar facilmente, é só olhar para cima! Subimos até o topo, e conseguimos ver TODA a cidade com uma vista espetacular; tudo isso por um preço um pouco salgado hehe mas que vale muito a pena. A noite fomos jantar em um famoso Night Market de Taipei (Ningxia Night Market) que já tinha ido outras vezes, mas fui de novo porque é muito bom! De lá, voltamos para o hotel.

















Quinto dia!
No último dia, fomos de manhã para uma montanha, pagar pegar um teleférico, para outra montanha, mas estava fechado, mas já tinha ido uma vez, então fiquei de boa. De lá, almoçamos e eu e mais um casal amigos da minha mãe, subimos a montanha do elefante, onde queria ir muito desde que cheguei em Taiwan. Demorou mais ou menos 1 hora para subirmos, é muito cansativo por ser muito íngreme, mas foi bom. Lá de cima conseguimos ver o Taipei 101 de um ângulo incrível. Depois descemos e eu e minha host family pegamos o High Speed e voltamos para Kaoh.











         Resumindo, foi uma ótima viagem; daqui a 2 semanas é a Grande Viagem do meu distrito, que a gente vai dar a volta pela ilha em 8 dias, estou muito ansciosa! Esse fim de semana vai ser a Conferência Multi Distrital (Distrito 3510, 3490, 3460 e 3470), acho que vai ser muito legal!! A partir de agora vai ficar mais complicado postar, porque o tempo está infelizmente acabando e em 45 dias estarei de volta no Brasil... então por isso vou aproveitar ao máximo meu tempo aqui, e TENTAR postar toda semana algo novo!!

谢谢,蔣雨玟