Playlist

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

两個月我来台湾!

我來台灣已經整整兩個月了。雖然遇到一些困難,讓我很想念巴西,但我不會放棄我的夢想。 在這兩個月裡我學會很多東西,不過我希望在未來九個月內可以學到更多。謝謝我的家人,謝謝扶輪社,謝謝3510地區和4651給的機會。我愛台灣。

Hoje se completam dois meses que cheguei em Taiwan. Foram dias muito difíceis, ainda sinto muita falta do Brazil, mas não vou desistir do meu sonho. Nesses 2 meses tive muitos aprendizados, e espero aprender muito mais nesses 9 meses pela frente. Obrigado as minhas famílias, ao Rotary, ao distrito 3510 e 4651 por estarem dando essa incrível oportunidade. Eu amo Taiwan.


谢谢,蔣雨玟

sábado, 10 de outubro de 2015

A língua

Bem, como já havia postado antes, o idioma oficial de Taiwan é o Chinês Tradicional e o Taiwanês. Para mim, não está sendo muito dificil aprender o mandarim pois acho os sons das palavras parecidos com o do Português, principalmente usando o método pinyin, que é o sistema de transcrição fonética do chinês mandarim mediante o alfabeto latino. Estou tendo aulas de mandarim na National Sun Yat-Sen University, aqui em Kaohsiung, junto com todos os intercambistas da cidade. As aulas são boas, mas sempre preciso estudar mais em casa, e em todas as aulas tem teste. Estou me saindo bem, gabaritei os 3 testes escritos até agora, mas agora as coisas começaram a ficar mais complicadas, mas consigo acompanhar. Como não tinha tido aula no Brasil, cheguei aqui falando o básico do básico do básico, "Olá", "obrigado","tchau","estou perdida". Depois de 1 mês de aula, já estou falando bem, sei todos os números, as datas, dias da semana, me apresentar, objetos, cores, comidas, frases do dia-dia etc. Algo que está me ajudando bastante é o fato de meus pais daqui não falarem nada de inglês, então estou sendo obrigada a aprender o mandarim o mais rápido possível. Em dezembro terá uma prova (TOCFL) que todos os intercambistas de Taiwan são obrigados a fazer, se você falhar uma vez, terá outra chance de fazer um novo teste, mas se falhar pela 2ºvez, volta para seu país. Não estou com muito medo desse teste pois estou indo bem nas aulas, então acho que vou me sair bem, e a melhor parte é que no final do curso eu irei ganhar um certificado de que fiz aulas de Mandarim e sei me comunicar, o que vai ser ótimo para o meu cúrriculo. Então, se você vir fazer intercâmbio em Taiwan, não tenha medo de falar a língua local, eu falo tudo errado, mas pelo menos estou tentando me comunicar, e isso é o que importa no começo. E sei que com esforço e dedicação vou sair do meu intercâmbio sabendo me comunicar muito bem em Mandarim. Então não fique com medo de vir para cá sem saber falar nada, e medo de não saber se comunicar bem no final, com o tempo você vai se adaptando com a língua e sendo obrigado a se comunicar e aprender, e cerca de 96% dos intercambistas que fazem intercambio em Taiwan saem falando com fluência o Mandarim.



谢谢,蔣雨玟

sábado, 3 de outubro de 2015

Escola!

Como já tinha postado anteriormente, minha escola é a National Kangshan Agricultural and Industrial Vocational senior high school. Sim, é uma escola agrícola, mas eu não faço nada relacionado a isso. Minhas aulas começam as 7:30am e acabam só as 5:00pm (poisé, são 9 horas e meia de aula), mas a maioria das escolas aqui tem essa duração. Por sorte, segunda, terça e quinta tenho aula de chinês na Universidade, então posso sair as 11:30am. Minhas aulas são na maior parte relacionadas a comida, pois essa é uma escola vocacional. Mas para validar meu ano no Brasil, precisei me inscrever em 5 matérias obrigatórias, inglês/chinês, Química, Matemática, História e educação física. Como já tinha postado antes, tenho aula de culinária e de "Química da comida" também. A cada 2 semanas tem a reunião dos clubes, ontem participei do clube de baralho (kkkkkk nem sabia que isso existia) mas não sei se vou me inscrever nele, acho que vou querer me inscrever em um time de algum esporte. Minha vida na escola é chata, pois não entendo nenhuma aula, apenas a de matemática. Semana passada teve praticamente todos os dias treinamento para terremoto, achei um pouco inútil, pois você tem que colocar a sua mochila na cabeça, claro que uma simples mochila irá te salvar de um terremoto, mas tudo bem. O sistema educacional aqui é bastante rígido, tem militares espalhados por todos os cantos da escola, mas não possui faxineiros, são os alunos que limpam tudo... menos eu hehe


谢谢,蔣雨玟

Pingtung

Bem, não tive tempo de postar durante a semana, então estou postando agora, na segunda-feira, foi feriado de dia dos professores aqui em Taiwan, então o Rotary levou todos os intercambistas do distrito para fazer um passeio por Pingtung. Tive que acordar as 4am para chegar as 5:30am no lugar onde pegamos o onibus. Foi um passeio muito bom, deu para conversar mais com os intercambistas, trocar bastante pins e tirar muitas fotos. Primeiro fomos em um templo para ver uma cerimônia em homenagem a Confucius, onde alguns intercambistas de Ping participaram (foi muito engraçado), depois fomos em uma fábrica de açucar, mas estava fechada. Seguindo, fomos andar de bicicleta pela cidade, mesmo chovendo foi muito bom, passamos por um lago lindo! Depois fomos almoçar em um restaurante com comidas muito boas. Seguindo, fomos a uma montanha onde vimos um templo e dava para ver praticamente toda a cidade. Depois fomos em um lugar japonês, mas só ficamos lanchando e depois fomos embora de volta a Kaohsiung! Nesse mesmo dia, um tufão chegou em Taiwan! Mas aqui no Sul não foi tão rigoroso, então no dia seguinte teve aula normal... acho que é isso!














谢谢,蔣雨玟